Rodrigo Oliveira   I   30.06.2015   I   21:59:18   I   Crédito de imagens: divulgação internet

Acispes dobra número de vagas para pacientes de Arantina em transporte coletivo

De acordo com secretário de saúde, ampliação de convênio entre o município e a Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes) terá custo aumentado, porém trará mais conforto, segurança e ampliação no número de pacientes atendidos

Assim como para muitos pacientes de cidades da região do sul de Minas, a rotina para os pacientes que moram em Arantina e precisam de uma consulta médica especializada não é diferente. Após o agendamento através da Unidade Básica de Saúde do município, é preciso levantar cedo e pegar a estrada até a cidade mais próxima, neste caso, Juiz de Fora, que oferece o atendimento necessário. O transporte, quase em sua maioria fornecido em veículos de passeio da própria Prefeitura, é limitado.

No caso de Arantina, no entanto, a Prefeitura decidiu ampliar o convênio entre o município e a Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes), sediada em Juiz de Fora. O resultado, de acordo o secretário municipal de saúde de Arantina, Dirceu Landim, é o dobro de pacientes transportados de forma mais segura e confortável no veículo próprio oferecido pela associação e que percorre diariamente os municípios associados. "Antes dividíamos as vinte e seis vagas com o município vizinho de Bom Jardim de Minas. Agora, com a ampliação do convênio, todas as vinte e seis vagas são destinadas ao município de Arantina", explicou.

Os benefícios, contudo, não se restringem somente aos usuários do serviço. Mesmo com o valor do convênio sendo quase duplicado, o custo com a manutenção da frota municipal - gasto com combustível, despesas com funcionários e horas extras, por exemplo - serão diminuídos, compensando, dessa forma, o aumento do custo do convênio. "O ônibus tem maior capacidade, possui limitadores de velocidade e oferecem mais conforto aos usuários. Após um estudo básico que fizemos, chegamos à conclusão de que o custo-benefício valeria a pena", explicou o secretário de saúde.

Ativo desde o ano de 2008 e ampliado a partir do mês de abril, o convênio firmado entre a Acispes e o município tem como principal finalidade oferecer à população arantinense um atendimento médico de qualidade, composto por diversas especialidades, e que seriam impossíveis economicamente de serem mantidas pelo próprio município em sua Unidade Básica de Saúde.