Rodrigo Oliveira   I   25.05.2015   I   22:30:11

Alunos ganham festa durante entrega dos primeiros livros didáticos

Dia de festa contou ainda com o lançamento do projeto "Mala Viajante" cujo objetivo e estimular a leitura com interação da família

Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Zara de Paula, de Arantina, receberam, na quinta-feira (16/04), os primeiros livros didáticos que serão utilizados pela turma e, além dos livros, receberam também uma festa com direito a sala enfeitada com personagens infantis e ainda um lanche especial.

Recebidos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os livros com as disciplinas de matemática e português irão auxiliar o desenvolvimento da capacidade de aprendizado dos 35 alunos, com idade média de seis anos, através do domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

E se somente receber os livros já era motivo para comemorar, com festa e lanche então ficou ainda melhor. "Era preciso ver a empolgação das crianças e como elas se sentiam o máximo. É uma data importantíssima para elas: o primeiro livro. Havia uma ansiedade e uma satisfação tão grande que algumas não queriam nem mesmo encapar os livros", explicou a secretária de educação Daniela Pires tentando traduzir a emoção dos pequenos.

No mesmo dia, teve início o projeto "Mala Viajante" promovido pela Secretaria Municipal de Educação cujo objetivo é estimular o gosto pela leitura mesmo em crianças ainda não alfabetizadas. O projeto consiste em uma maletinha que o aluno levará para casa e trará de volta à escola em três dias. "A maletinha contém livros para toda a família que irá interagir com a criança lendo para ela os livros. De volta à escola, a criança terá que contar a história que ouviu", explicou a secretária.

Pelo visto, considerando a alegria das crianças ao receberem os primeiros livros, o projeto tem tudo para dar certo e leitura é o que não deverá faltar.