Rodrigo Oliveira   I   05.03.2015   I   19:25:05

Arantina celebra Santo Reis e mantém tradição das Folias

Antiga e considerada a melhor da região, festa de comemoração a Santo Reis reúne grande público e expressa tradição de religiosidade e cultura popular

Verdadeiros ícones das Folias de Reis, palhaços expressam devoção ao Menino Jesus, personagem central das comemorações, enquanto garantem a animação da festa dançando ao som dos cânticos natalinos

A cidade de Arantina comemorou no dia 06 de janeiro, terça-feira, o dia de Santo Reis. Como tradição na cidade há mais de cinquenta anos e considerada a melhor festa de Folia de Reis da região, canto, dança, animação e uma multidão de palhaços saltitantes com vestimentas coloridas e reluzentes não faltaram no evento que teve início às 17 horas e só terminou na madrugada de quarta-feira. Antes do evento, ao meio-dia, a Prefeitura, organizadora do evento, recepcionou as folias convidadas servindo um almoço a todos os seus integrantes.

Sob uma tenda montada no centro da cidade, a apresentação das várias folias animou o público que cantou, acompanhando o som das violas, sanfonas e pandeiros, cânticos natalinos e religiosos no tradicional encontro cujo simbolismo maior, de acordo com o catolicismo popular, evoca a visita dos Reis Magos ou Santos Reis ao Menino Jesus, logo após seu nascimento. O objetivo da visita, além de conhecer o menino, era presenteá-lo com ouro, incenso e mirra representando, respectivamente, realeza, divindade e o sacrifício final que seria feito por Jesus.

Além das folias da cidade de Arantina, no evento, que contou com o apoio da Câmara de Vereadores e da Polícia Militar, participaram ainda folias de outras cidades da região, como Bom Jardim de Minas, Liberdade, São Vicente de Minas e Barra Mansa, no estado do Rio de Janeiro. Integrante do calendário oficial de eventos da cidade, a celebração do dia de Santo Reis mantém viva uma tradição de religiosidade e cultura popular.

De acordo com o aposentado Jonas de Carvalho, visitante que faz questão de participar do evento sempre que pode, realizar encontros que celebram tradições religiosas e a cultura popular é uma iniciativa cada vez mais rara hoje em dia. "Não temos mais Folias de Reis como tínhamos antigamente e em vários lugares já nem existem mais. Eu moro em Barra Mansa e gosto bastante de ver e participar desse evento e sempre que posso venho aqui em Arantina. A cidade está de parabéns por manter vivo esse costume cada vez mais raro", afirmou.

Após as apresentações das Folias de Reis, que receberam troféus e certificados de participação, o público dançou até de madrugada ao som do ritmo animado do forró tocado pelo grupo Os Candangos.