Notícias

Rodrigo Oliveira   I   29.09.2017   I   23:52:55

Arantina discute Educação Integral em escolas do município

Proposta poderá se estender a cidades vizinhas tornando a localidade conhecida como região educadora

Antiga estação ferroviária de Arantina ganha colorido vivo nos desenhos de cores vibrantes na visão das alunas do curso de pintura: possibilidades de registrar a história e os aspectos regionais do município, além de oferecer novas atividades ocupacionais.

"Este é um momento difícil onde não temos muito dinheiro e é esse desafio que, sendo limitador, nos traz oportunidades. Quero reafirmar o nosso compromisso e apoiar esta agenda aqui em Arantina”, salientou a secretária de estado de educação, Macaé Evaristo.

Visando a melhoria da qualidade do ensino, a cidade de Arantina sediou, na sexta-feira (08), o primeiro encontro cujo objetivo foi apresentar ao público presente o conceito de Educação Integral e seus benefícios.

Gestores e secretários municipais, representantes do Legislativo, educadores, diretores escolares, autoridades de municípios vizinhos, além da secretária de estado de educação de Minas Gerais, Macaé Maria Evaristo dos Santos, e o deputado estadual Duarte Bechir (PSD) estiveram no evento.

De forma objetiva, um vídeo abordou a educação integral e também seu conceito mais amplo – o de cidade educadora. Basicamente, é compreender que, grandes ou pequenas, as cidades podem adotar ações que as tornem mais agradáveis ao mesmo tempo em que torne a educação uma marca dessas cidades através das ações de seus cidadãos (atravessar na faixa de pedestre, adotar a coleta seletiva de lixo, entre outras) que, mesmo parecendo pequenas, fazem a diferença.

Além disso, o conceito de cidade educadora reconhece e promove o papel do educador na vida dos sujeitos, formando habitantes de forma integral. É um trabalho de formação ampla, conscientizando a comunidade de seu papel educador e de sua importância na participação do processo de educação, reforçando a importância dos cidadãos e sua pro atividade.

Na prática, a Educação Integral extrapola a sala de aula e envolve os diversos espaços urbanos como auditórios, campos, praças, galpões e áreas livres para o aprendizado que passa a ter tempo diferenciado e valoriza outras atividades, além dos tradicionais português e matemática.

>>> Imagens do evento em: www.facebook.com/prefeituradearantina

Após a apresentação do tema principal do encontro, os participantes, divididos em grupos aleatórios com integrantes de diferentes cidades, foram incentivados a um debate visando uma avaliação sobre: (1) o que acharam do tema, (2) quais as dificuldades para implementação do projeto e (3) quais atitudes seriam tomadas diante das dificuldades.

Com boa aceitação, foram expostas, contudo, questões importantes a serem consideradas para se implantar a Educação Integral no município e na região como, por exemplo, a falta de espaço físico das escolas, a extensão territorial, a falta de incentivos financeiros, a ausência de novas tecnologias para o aprendizado moderno, entre outras questões levantadas e compartilhadas por diversos municípios representados no evento.

“A cidade educadora não é um modelo fechado. Aqui em Arantina, temos a Educação Integral como cidade educadora. Este é um momento difícil onde não temos muito dinheiro e é esse desafio que, sendo limitador, nos traz oportunidades. Quero reafirmar o nosso compromisso e apoiar esta agenda aqui em Arantina”, salientou a secretária de estado de educação, Macaé Evaristo.

O próximo passo cogitado para discussão do tema deverá ser um seminário de Educação Integral gratuito, possivelmente no mês de novembro, do qual participarão diretores, secretários de governo, professores, alunos e educadores para elaboração de um plano comum dentro da diversidade local das possíveis cidades educadoras da região.

INFORMAÇÕES

PREFEITO:

FRANCISCO CARLOS FERREIRA ALVES

 

PARTIDO:

DEMOCRATAS

 

ADMINISTRAÇÃO:

2017-2020

VICE-PREFEITO:

CARLOS ADRIANO DE CARVALHO

 

ENDEREÇO:

RUA JUCA PEREIRA, Nº 31, CENTRO, ARANTINA, MINAS GERAIS, CEP 37.360-000

 

TELEFONE:

(32) 3296-1215

FUNCIONAMENTO:

SEGUNDA À SEXTA

08H ÀS 12H E 13H ÀS 17H

NOTÍCIAS ANTERIORES

Please reload