Rodrigo Oliveira   I   25.10.2016   I   21:47:29

Audiência pública discute contrato entre COPASA e o município de Arantina

No que depender dos esforços do Executivo Municipal, população arantinense poderá contar, em breve, com água limpa e tratada em todas as torneiras da área urbana do município

Membros da comunidade questionam técnicos da COPASA quanto às dúvidas em relação à prestação do serviço de tratamento de água no município: tarifas, descontos sociais, medição de consumo e economia foram os temas mais relevantes. Mesmo sem data exata para o início dos serviços, a estimativa é que em 2017 a população já possa usufruir dos benefícios da água tratada.

Parte do processo iniciado no ano de 2013, a audiência pública realizada na quarta-feira (19), no anfiteatro Padre Dislau, teve como meta a apresentação e a discussão do contrato que deverá ser celebrado entre o município de Arantina e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA-MG) para a captação, tratamento e distribuição de água tratada para a população.

Com a presença de autoridades do Executivo e do Legislativo do município, representantes da COPASA e da população de Arantina, o evento inicialmente serviu como uma prestação de contas à comunidade, já que um panorama amplo de todo o processo foi traçado, enfatizando as dificuldades encontradas e os esforços desprendidos pelos diversos entes envolvidos - Executivo, Legislativo, Governo Estadual e COPASA - até o momento.

Na sequência, o encontro tratou de seu tema central e que será o próximo passo a ser executado. “O objetivo é justamente discutir com a comunidade o contrato do Programa de Saneamento do município de Arantina e explicar como será este contrato que envolverá a COPASA, a Prefeitura e o consumidor”, destacou o assessor jurídico da Prefeitura, Dr. João Paulo, que esclareceu as questões burocráticas e os trâmites jurídicos necessários para o correto andamento do processo.

>>> Imagens do evento em: www.facebook.com/prefeituradearantina

Já os técnicos representantes da COPASA apresentaram um perfil da companhia, sua história, objetivos e, em seguida, puderam esclarecer diversas dúvidas apresentadas pelo público, como valores de tarifas, consumo de água, implantação de hidrômetros, isenção de tarifas para consumidores específicos, qualidade da água fornecida, entre outros assuntos.

A pergunta principal - quando a população poderá contar de fato com o serviço - contudo, não pôde ser respondida. Pelo menos não de forma exata. Segundo os técnicos da COPASA, há ainda diversas ações que precisam ser implementadas, como substituição da rede de distribuição, reforma do reservatório de água e instalações elétricas. Todavia, a estimativa é que já em 2017 seja possível distribuir a água tratada para toda a população da sede do município que demandará 1.120 ligações de água.