Rodrigo Oliveira   I   20.05.2015   I   23:01:03

Curso de corte e costura oferece capacitação profissional em Arantina

Gratuita e destinada a todos os cidadãos, oportunidade é voltada principalmente para os que buscam recolocação e novas chances no mercado

Já vestindo os conjuntos de calça e camisa produzidos por elas mesmas, alunas exibem resultado do curso. À esquerda, aluna Ivanete Landim: "no uniforme da escola, por exemplo, a minha calça eu mesma consertei", comemorou.

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), de Arantina, promoveu, entre os dias 16 e 20 de março, o curso de corte e costura e vestuário feminino que contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MG) e da Prefeitura de Arantina.

Com participação de nove alunas, o curso, que teve duração de quarenta horas, possibilitou a oportunidade não só do planejamento das peças do vestuário e o aprendizado dos processos de corte dos moldes, mas também a finalização das peças que, ao final do curso, puderam ser vestidas pelas próprias alunas.

Além do aprendizado de um novo ofício, o curso representa ainda uma oportunidade para aqueles que se encontram desempregados ou fora do mercado de trabalho, já que busca atrair justamente essa parcela da comunidade, e que estão buscando uma forma de melhorar a renda ou mesmo se profissionalizar.

Segundo a assistente social do CRAS, Alessandra Helena Almeida Rezende, o curso foi bem aproveitado pelas alunas que se dedicaram bastante durante as aulas. A qualidade também foi outro ponto evidenciado pela profissional que mencionou a dedicação dos professores.

"Achamos tudo muito proveitoso nesse curso. Tivemos uma turma muito dedicada e não podemos nos esquecer de falar da qualidade dos professores do SENAR/MG que é muito boa", elogiou Alessandra. Ainda de acordo com a profissional, foi possível até ensinar algumas lições extras. "De tão empenhadas, as alunas conseguiram terminar as lições antes do fim do curso. Na sexta, dia da finalização, tanto a calça quanto a camisa já estavam prontas. Assim, houve tempo para aprender outros tipos de moldes".

Para Ivanete Landim da Silva, que frequentou o curso e aprovou o método de ensino, a segurança adquirida durante as lições para lidar com linhas e tesoura agora é bem maior. "Eu gostei muito do curso, achei o método bem fácil e muito bem explicado pela professora que foi muito atenciosa. No uniforme da escola, por exemplo, a minha calça eu mesma consertei. Esse curso me deu mais segurança", destacou.

Ao término do curso, as alunas receberam certificados atestando a participação e a conclusão do curso.