Rodrigo Oliveira   I   30.06.2015   I   21:29:55   I   Crédito de imagens: divulgação internet

Saúde intensifica combate à dengue

Aquisição de novos equipamentos, capacitação de funcionários e conscientização da população são as principais armas no combate ao mosquito transmissor do vírus da dengue

A Prefeitura de Arantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem investido pesado quando o assunto é o combate a um inseto pequeno e silencioso, mas que vem tirando a tranqüilidade de muita gente e, pior, levando pessoas à morte. Segundo números confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), somente durante os cinco primeiros meses deste ano, 24 pessoas morreram em decorrência da doença e 45.406 casos foram registrados em todo o estado.

De olho na saúde da população, além de intensificar o combate aos focos do Aedes Aegypti - o mosquito transmissor da dengue - com visitas domiciliares dos agentes epidemiológicos e distribuição de material informativo, a Prefeitura montou um laboratório no qual as larvas coletadas são analisadas e, em caso positivo, os focos são prontamente combatidos, evitando assim a disseminação da doença.

"Adquirimos um microscópio, computador e impressora. Eles já se encontram montados no laboratório que já está em funcionamento. Também, recentemente, capacitamos dois funcionários que estão atuando nas análises", informou o secretário de saúde do município, Dirceu Landim.

Ainda de acordo com o secretário, o objetivo é intensificar ainda mais o combate ao inseto e para isso, é preciso contar com a ajuda de toda a população que precisa fazer a sua parte. Não deixar expostos recipientes capazes de acumular água, por exemplo, já é uma boa medida de se evitar a proliferação do mosquito. "A forma de se atingir a população é através de informação. Uma iniciativa bacana que tivemos, foi a ideia de colocar informativos nas sacolas de remédios que são distribuídos à população na farmácia. Dessa forma, pretendemos atingir um número maior de pessoas", salientou.

Agora, é contar que a população também entre nessa briga e ajude a combater esse mal. As ações de combate realizadas periodicamente pela Prefeitura irão continuar e poderão ser muito mais eficazes com o auxílio de toda a população.