Rodrigo Oliveira   I   08.07.2015   I   21:14:49

3º Encontro de Bandas resgata tradição e anima público em Arantina

Domingo de tempo fechado e com frio intenso não desanimou o público que compareceu ao evento, cantou junto e aplaudiu as corporações musicais que tocaram sucessos atuais e do passado

Uma viagem nos velhos tempos embalada pelas notas musicais dos diferentes instrumentos que ressoaram no domingo frio de Arantina. Uma boa definição do evento, todavia, não foram só os sucessos antigos que fizeram o público interagir a cada nova canção: o cantor Raul Seixas e a banda britânica de rock, Pink Floyd, estiveram entre os sucessos mais atuais tocados por algumas das nove corporações musicais presentes em Arantina.

Realizado no domingo (05), o evento teve início por volta das onze da manhã com a reunião das nove corporações musicais que executaram o Hino Nacional Brasileiro e desfilaram juntas pelas ruas da cidade. Após o almoço oferecido pela Prefeitura, as apresentações individuais aconteceram sob a tenda montada na Praça Rodrigo Marinho Pires, no centro da cidade, e tiveram início com os anfitriões, a Corporação Musical Arantinense.

Na seqüência, apresentaram-se as cidades de Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Garambéu, Lima Duarte, São Domingos da Bocaina, Santa Rita de Jacutinga, Bom Jardim de Minas, Andrelândia e Arrozal, no estado do Rio de Janeiro. O destaque, no entanto, ficou com a Corporação Musical Pio X, da cidade de Andrelândia, última a se apresentar. Sempre com o grito de "mais uma", o público não queria ver o fim do evento e contou com o ânimo e o entusiasmo do maestro que atendia aos pedidos executando mais uma música.

Organizado pela Prefeitura em parceria com a Câmara de Vereadores, o evento não deixou de homenagear diversos integrantes de todas as corporações musicais presentes. Entre eles, os mais idosos, os mais jovens e aqueles que, de alguma forma, se destacaram na preservação da tradição das corporações musicais que tanto significado carregam.

Seja pela importância da tradição ou pela atividade saudável na qual se constituem, as corporações musicais são verdadeiras relíquias de resgate musical do passado e também representam uma alternativa saudável como prática de aprendizado e de socialização.