Rodrigo Oliveira   I   20.05.2015   I   23:02:48

Tinta e tecido preservam história de Arantina e promovem interação na comunidade

Arte promove interação entre comunidade e estimula o surgimento de artista que encontram chances de novas oportunidades  para melhorar renda familiar

Unir passado e presente, aproximar realidades distintas, estimular o respeito e a interação entre pessoas e despertar talentos. Claro que estas não são todas as propostas do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), de Arantina, ao promover atividades como o curso de pintura em tecido que aconteceu entre os dias 13 e 16 de abril.

Além dos objetivos já citados, a proposta incluiu também apresentar novas possibilidades de melhoria da renda familiar através de atividades ocupacionais saudáveis. Para a psicóloga Maria de Fátima Ferreira, uma das idealizadoras do curso que contou com onze alunas, o objetivo foi alcançado e a prova disso pôde ser vista nos belos trabalhos produzidos. "Nós temos no município famílias que pertencem a realidades um tanto diferentes. No curso, conseguimos aproximar estas famílias aumentando sua interação, além de mostrar a elas novas possibilidades, como os belos desenhos produzidos, que podem ajudar na renda da família", explicou.

Os benefícios, contudo, não se restringem somente aos alunos ou às suas famílias, mas a todo o município que tem a possibilidade de resgatar e difundir sua história e suas particularidades através dos desenhos. "A proposta que pensamos para este curso foi o resgate da cultura de Arantina através da pintura. Queríamos trazer a questão do que era próprio do município e registrar isso. Muitas vezes, as pessoas esperam achar as coisas prontas sem olhar em volta e perceber a riqueza do próprio lugar", explicou a psicóloga Maria de Fátima Ferreira.

Pelo visto, as alunas não só entenderam bem a proposta do curso, como também mostraram que possuem talento.